As tendências em marketing olfativo e como se adaptar a elas

O futuro das marcas é olfativo. A transformação dos negócios e o surgimento de um perfil de consumidor muito mais exigente tornam o marketing olfativo uma ferramenta imprescindível para gerar experiências de alto valor para os clientes. E é que saber escolher um aroma adequado é fundamental, caso o objetivo da sua empresa seja aumentar as vendas. Estas são as últimas tendências em marketing olfativo deste ano.

Tendências de marketing olfativo para 2024

O marketing olfativo está desempenhando um papel fundamental no setor de varejo. Foi comprovado que a correta aromatização dos espaços aumenta o tempo que o consumidor permanece em uma loja. Além disso, a aromaterapia tem um papel importante no estado de ânimo das pessoas que trabalham em ambientes fechados, como escritórios e consultórios. Isso significa que a força sensorial dos odores abre um grande leque de oportunidades para as marcas. Mas, quais são as tendências em marketing olfativo para este ano?

Notas olfativas

As notas olfativas são os diferentes aromas que compõem uma fragrância específica. No setor têxtil, as notas olfativas da moda serão as de algodão doce, morango e baunilha. Na verdade, uma pesquisa psicológica demonstrou que um aroma de baunilha em uma loja de produtos femininos fez com que as vendas dobrassem em comparação com outra loja das mesmas características, mas sem qualquer aromatização.

Outras fragrâncias que serão tendência em 2024 são:

Óleo essencial de chá

Os óleos essenciais de chá são típicos dos perfumes dos anos 90. Os aromas daquela época estão retornando com mais força do que nunca, para se colocar no topo das fragrâncias protagonistas do marketing olfativo, que aposta em essências de chá verde, chá preto, assim como no aroma limpo do chá branco.

Óleo essencial de sândalo

As fragrâncias orientais ambaradas e amadeiradas se tornaram o aliado perfeito para a aromatização de lojas masculinas. O óleo essencial de sândalo permite a criação de perfumes exóticos, com um toque picante e quente.

Fragrâncias flashback

Esses aromas são aqueles que têm a capacidade de nos transportar ao passado, para relembrarmos nossa infância, o lugar das nossas férias ou aquela pessoa tão especial com quem compartilhamos momentos inesquecíveis. Alguns exemplos de fragrâncias flashback são o cheiro de balas, o cheiro de pipoca, o cheiro de lareira, o cheiro de roupas de couro e até o cheiro de tabaco.

Fragrâncias com cheiro de limpo

Esses aromas se destacam por serem aquosos e leves. Geralmente, são fabricados com ingredientes como sabão, cítricos, aromas florais e com um toque de talco. Um dado curioso ao colocar em prática o marketing olfativo é não esquecer que a pandemia nos permitiu o prazer de sentir o cheiro de limpeza em todos os cantos da cidade. Muitas marcas utilizam esse valor para transmitir segurança e limpeza em seus negócios.

Fragrâncias otimistas

São os conhecidos como aromas terapêuticos e os mais apreciados pela popular aromaterapia. Essas fragrâncias são capazes de melhorar o estado de ânimo, anulando as emoções negativas e favorecendo o processo de compra. Este ano, as psico-fragrâncias mais recentes e tendência são: o aroma de lavanda, camomila, limão, laranja, alecrim e jasmim.

Nebulização

Outra tendência em marketing olfativo é o formato com o qual os aromas são dispersos em uma loja ou negócio. Do tradicional spray passou-se para os sistemas de nebulização, já que são capazes de reduzir as partículas, permitindo que a fragrância permaneça por mais tempo suspensa no ambiente. Além disso, esse sistema mantém o aroma à altura do nariz, com o objetivo de que seja facilmente detectado pelos consumidores.

O futuro das marcas depende de um aroma próprio

A grande tendência, sem dúvida, do marketing olfativo em 2023 é a aposta em fragrâncias próprias. Ou seja, cada marca deve ter um aroma exclusivo que seja facilmente reconhecido e lembrado pelos seus clientes. Estamos em uma era na qual a padronização ficou para trás. Hoje em dia, busca-se a singularidade, assim como a personalização também nos aromas. Isso permite que os negócios se destaquem dos outros, mesmo que pertençam ao mesmo setor.

A experiência do cliente continua sendo um dos focos de atenção das marcas, por isso as empresas se esforçam para interagir com seu público não apenas de forma racional ou física, mas também psicologicamente, gerando lembranças e emoções positivas que favoreçam sua lealdade ao negócio.

Na Nuiana Aromas, somos especialistas na criação de serviços aromáticos personalizados. Para isso, desenhamos projetos sob medida que atendem às necessidades olfativas e objetivos da sua empresa. Oferecemos a oportunidade de desfrutar de uma coleção exclusiva em diferentes formatos. Solicite-nos um orçamento sem compromisso.

1 comentario en “As tendências em marketing olfativo e como se adaptar a elas”

Los comentarios están cerrados.

Scroll al inicio
Em que posso ajudá-lo?